Análise Harmônica: Yesterday

Para inaugurar o conteúdo referente à análise harmônica de músicas, nada melhor do que trazer uma música icônica. Assim, resolvi trazer a música Yesterday (The Beatles), composta por Paul McCartney, a qual tem destaque mundial marcando pressença no livro Guinness World Records como sendo a música mais regravada de todos os tempos!

Então, sem mais delongas, vamos lá sequir os passo para fazer a análise harmônica dessa música!

Cifra da música Yesterday

Em primeiro lugar, vamos buscar a cifra da música completa, para que possamos fazer as análises necessárias…

Cifra da música Yesterday.

É sempre importante lembrar que, se você for tocar e cantar, é importante transpor a música para um tom que seja adequado para a sua região vocal. Está análise será feita com o tom original.

Identificando o tom e o Campo Harmônico

Para começar, é indispensável identificar o tom da música, inclusive, se o tom é um acorde maior ou menor. A partir disso, pode-se descobrir os acordes que atuam como graus do campo harmônico referente a este tom.

Neste caso, a música está no tom Fá Maior (F).

Com o tom identificado, pode-se identificar os graus do campo harmônico referentes a esse tom. Obedecendo-se a estrutura tonal para a formação do campo harmônico de um acorde maior, tempo que os graus harmônicos referentes a este tom seriam representados pelos seguintes acordes, nesta ordem:

Campo harmônico de Fá Maior (F).

Agora, pode-se identificar quais os graus do campo harmônico de Fá Maior estão presentes na música. Esta prática, também, já permite identificar a cadência da música, ou seja, a ordem da progressãos dos graus do campo harmônico dentro da harmonia da música. Além disso, pode-se relacionar os graus encontrados com as sensações sonoras que seus acordes passam ao longo da melodia e das sensações que a letra da música transmitem.

Na cifra de Yesterday aparecem os seguintes acordes que estão contidos no campo harmônico de Fá Maior:
F: 1º grau (Tônica), também apresentando a variação F/E
Gm: 2º grau (Supertônica), também apresentando a variação Gm6
Bb: 4º grau (Subdominante)
C: 5º grau (Dominante), também apresentando a variação C7
Dm: 6º grau (Submediante), também apresentando as variações Dm7 e Dm7/C
E°: 7º grau (Sensível), sendo substituído por Em ou Em(5b) para trazer variedade harmônica ou melhoria da progressão de acordes.

Após a análise dos acordes presentes na música que fazem parte do campo harmônico de sua tonalidade, separando-os pelos seus graus, agora resta a tarefa de analisar a função harmônica dos acordes “emprestados”. Ou seja, aqueles acordes que não estão atuando como graus do campo harmônico.

Os acordes emprestados, bem como suas contribuições para a harmonia da composição, são:
A7: Preparação, uma vez que é o 5º grau do acorde Dm (5/6), que vem na sequência da progressão dos acordes, atua como uma preparação, gerando tensão para ser resolvida pelo mesmo.
A7(4): Acorde de passagem, fazendo parte de um cromatismo com os acordes: Bb, A7(4) e Gm
G: Pode ser uma substituição do 7º grau meio diminuto, fazendo papel de preparação, uma vez que é o 5º grau do acorde C (5/5), trazendo sensação de tensão/expectativa.

Simplificação harmônica

Para o caso de se desejar fazer a simplificação das cifras da música, a compreenção da função harmônica de cada acorde na música é fundamental para saber qual acordes podem ser removidos sem causar tanta perda na harmonia da composição. Também é importantante compreender quais acordes devem permanecer para não correr o risco de comprometer muito a música, perdendo as características eprincipais da composição.

Dessa forma, deve-se prezar por manter os graus do campo harmônico, até mesmo eliminando suas variações. Os seja, usando sua forma mais simples.

Além disso, deve-se verificar a possibilidade de eliminar os acordes emprestados. Especialmente os acordes que cumpre “apenas” funções de passagem, como cromatismos ou preparações para graus que não cumpram funções primárias, tais como o I e o V.

Em alguns casos de eliminação dos acordes emprestados, para não correr o risco de ficar um “buraco” na harmonia, pode-se inserir no lugar algum grau do campo harmônico que se encaixe sonoramente naquela função.

Assim, uma possibilidade de simplificação para essa música, sem perder a contribuição das funções harmônicas básicas da composição, seria:

[Intro] F

F                A7                                         Dm
Yesterday, all my troubles seemed so far away
Bb          C                                     F
now it looks as thought they’re here to stay
Dm  C         Bb      F
Oh! I believe in Yesterday.

F               A7                                 Dm
Sunddenly, I’m not half the man I used to be
Bb              C                         F
there’s a shadow hanging over me
Dm    C              Bb         F
Oh! Yesterday, came suddenly.

A7           Dm                       Bb            C             F
Why she had to go, I don’t know she wouldn’t say
A7      Dm                                 Bb          C        F
I said something wrong, now I long for yesterday

Seguindo essas dicas, é possível simplificar aquela música que você gostaria de tocar, porém, ainda considera bastante desafiadora para o seu nível de experiência no violão…

E aí, que outra música você gostaria de ver nessa análise harmônica?

Mande a sua sugestão!!

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