Ator Jason Momoa compra o 1º violão Martin D-28 já fabricado

Recentemente, Jason Momoa expandiu sua coleção de violões com, sem dúvida, seu instrumento mais histórico e significativo até agora, um violão Martin D-28 de 1934, considerado o primeiro D-28 já fabricado pela C.F. Martin & Company.

Já é um fato bem conhecido que Momoa não é apenas um ator de Hollywood, ele também é um ávido fã de guitarra elétrica vintage e baixo. Na verdade, tamanha é sua paixão por guitarra que a estrela de Aquaman montou uma coleção de guitarras de dar inveja, a qual inclui a última Murphy Lab “Greeny” Les Paul de Gibson, uma réplica da Fender Custom Shop da Stratocaster de Buddy Guy e uma Custom Compre P-Bass.

A recente aquisição foi entregue em mãos no ferro-velho de Momoa por Trevor Boone, da Emerald City Guitars, de Seattle-EUA (o preço pago no violão não foi revelado), que documentou a transação em seu último vídeo no YouTube. Ao apresentar o modelo histórico, Boone explica: “Estamos entregando um Martin D-28 de 1934, que parece um D-28 antigo porque é: na verdade, é o primeiro já fabricado.

Jason Momoa recebendo o primeiro Martin D-28 já fabricado.
Jason Momoa recebendo o primeiro Martin D-28 já fabricado.

Importância histórica

“A Martin enviou três [modelos] de 1934 durante este primeiro lote inicial”, continuou ele, “e este é o primeiro que eles enviaram. Para mim, é uma guitarra do Santo Graal. É um verdadeiro privilégio lidar com isso, negociáá-lo e agora entregá-lo.”

O revendedor de guitarras vintage mergulhou fundo na história do modelo, especificando-o como o primeiro D-28 de 14 trastes, construído em um ponto de virada na linhagem acústica, quando braços mais longos, corpos maiores e cordas de aço eram tornando-se a norma.

Em fevereiro de 1934, um protótipo do violão D-28 foi produzido pela Martin. Uma semana mais tarde, a fabricante recebeu uma encomenda de três unidades do instrumento. O violão que agora pertence ao ator é o primeiro deles, com o número de série #55676.

Porém, ao longo de sua vida, o violão foi submetido a vários reparos, incluindo um novo braço e um novo tampo que Emerald City suspeita ter ocorrido entre 1954 e 1957, devido ao seu suporte e composição. Claro que nada disso diminui o seu valor hostórico.

Momoa ficou, sem surpresa, entusiasmado com sua última compra. “Esta é meu primeiro acústico de verdade. É isso, é isso que eu queria, o Santo Graal. “Não achei que fosse tão bom, cara”, continuou Momoa depois de abrir a caixa (e chorando de empolgação por um tempo). “Não acredito que este seja o número um.”

Jason Momoa com o primeiro Martin D-28 já fabricado.
Jason Momoa com o primeiro Martin D-28 já fabricado.

Aparentemente, o Aquaman agora tem uma arma muito mais poderosa do que o seu famoso tridente!

Deixe um comentário